Cuidados Adicionais

Você já reparou como a sua visão é importante ? Quantas vezes você pensou no valor deste dom fantástico que nos permite interagir com pessoas e desfrutar as belezas da vida ? Como seria o seu dia-a-dia sem enxergar ? Será que você cuida da saúde de seus olhos como deveria ? Não se esqueça que a prevenção é sempre melhor que o mais avançado tratamento. Por isto, aqui vão algumas dicas para que você tenha olhos cada vez mais saudáveis.

Em primeiro lugar, não se esqueça que a revisão anual com o seu médico oftalmologista é muito importante, uma vez que nestas consultas temos a oportunidade de detectar problemas oculares que ainda não apresentaram sintomas. Um exemplo seria o glaucoma, que é uma doença onde existe aumento da pressão intra-ocular. Com o passar do tempo, a pressão alta do olho faz com que o nervo óptico seja afetado e isto resulta em diminuição do campo de visão. Algumas pessoas podem bater nos marcos das portas, nos portões de garagem e até esbarrar em outras, sem se dar conta da perda gradual e progressivas do campo visual. Somente a avaliação completa e criteriosa do médico é capaz de identificar o problema.

Não se recomenda o uso de colírios ou pomadas sem receita de um médico oftalmologista. É um errro achar que um remédio que fez bem para um amigo, vizinho ou familiar, possa ser utilizado indiscriminadamente para qualquer caso. O número de doenças que podem afetar os olhos é muito grande e para cada tipo diferente de problema existe um medicamento específico, com dosagem e freqüência adequada àquela situação.

Além disto, existem colírios que contém corticosteróides, substâncias que devem ser empregadas com rigoroso controle do seu médico.

Uma situação freqüente é aquela quando o rendimento escolar da criança diminui e os pais não entendem a razão. Muitas vezes, um problema ocular (como miopia, astigmatismo ou hipermetropia) é o fator que está causando a dificuldade de aprendizado. Nestas ocasiões, o uso de óculos ou lentes de contato irá, na maioria das vezes, solucionar a questão.
Outros pacientes podem apresentar dificuldade na hora da leitura, em função de um distúrbio denominado “insuficiência de convergência”. Neste caso em particular, recomenda-se a prática de exercícios ortópticos a fim de diminuir os sintomas, através do fortalecimento dos músculos e da coordenação dos movimentos extra-oculares.

Aos pacientes acima dos 40 anos, desaconselha-se a compra de óculos sem a respectiva receita médica. Algumas pessoas têm sido levadas a comprar óculos de grau para perto nos chamados “camelôs”. Isto não se recomenda, por que os olhos podem ter graus diferentes um do outro, astigmatismo (com eixos variáveis) ou prismas, que não são encontrados nos óculos vendidos pelos camelôs. A falta destes elementos nas lentes, pode gerar sérios problemas ao paciente.
Além disto, a qualidade das lentes é desconhecida, uma vez que pelo preço baixo que são vendidos, é extremamente improvavél que as mesmas apresentem qualidade óptica adequada e presença de filtro de ultra-violeta, que protege os olhos das radiações solares, mesmo nas lentes transparentes.

Caso você tenha diabete (açúcar no sangue), saiba que o exame periódico dos olhos é fundamental. Todo o paciente com diabete tem chance de apresentar alterações nos vasos sangüíneos de dentro dos olhos, com hemorragia e formação de cicatrizes. Algumas vezes, descolamento de retina pode ocorrer. Sabemos que depois de alguns anos de diabete, todo o paciente apresenta algum grau de comprometimento dos olhos, mesmo aqueles cujo controle do açúcar do sangue está bom. Os pacientes que têm controle ruim (açúcar alto no sangue), tem muito mais chance de desenvolver problemas relacionados aos olhos.

De acordo com exames que são realizados, principalmente a angiografia fluoresceínica da retina, pode haver indicação da aplicação de laser de argônio, a fim de controlar a doença
na retina (a chamada retinopatia diabética). Muitos pacientes têm sua visão preservada por longos períodos após a aplicação do laser.
O objetivo é que a doença não progrida, fique pelo menos, estabilizada. A aplicação de laser no paciente diabético raramente melhora a visão, mas faz com que a quantidade de visão que o paciente tem, seja mantida por um período longo. Se não for tratada, a grande maioria dos pacientes com diabete após muitos anos evolui para perda da visão. Portanto, mais uma vez, ressaltamos o papel primordial da prevenção das possíveis complicações do diabete nos olhos.
Aos pacientes mais velhos, gostaríamos de salientar que a moderna cirurgia de catarata evolui muito nos últimos anos. Muitos ainda lembram dos pacientes operados que ficavam internados após a cirurgia. Hoje, tudo mudou, e para melhor. Estamos operando cada vez mais cedo, já que a técnica utilizada, a facoemulsificação, permite melhor controle da cirurgia e resultados pós operatórios mais satisfatórios.

Também temos empregado o implante de lente intra-ocular dobrável, que nos permite introduzir o cristalino artificial (lente) por uma incisão extremamente pequena (a terça parte de um centímetro), reduzindo o processo de cicatrização, a inflamação e o tempo de recuperação no pós-operatório.

Por fim, orientamos que você jamais utilize uma lente de contato que não seja sua, pois isto pode causar sérios problemas, principalmente para a córnea. A adaptação da lente de contato, seja ela que tipo for (siliconada ou gelatinosa), é um ato médico que deve ser realizada junto do paciente, através de testes para se encontrar a lente adequada a cada um, pois diferentes curvaturas do olho e fatores peculiares à anatomia ocular são importantes na seleção da lente adequada.

Cuidar dos olhos é muito mais simples do que tratar eventuais problemas oculares. Por isto, não esqueça: seus olhos merecem cuidado e atenção ! E só depende de você.


Warning: Creating default object from empty value in /home/robertofreda/www/modules/mod_random_image/helper.php on line 85
oftalmo.jpg