Doenças Oculares

O que é
Estrabismo é o desvio dos olhos, que se manifesta como um desalinhamento dos globos oculares. Quando o desvio é para dentro, leva o nome de estrabismo convergente, ou esotropia (ET); quando é para fora, estrabismo divergente, ou exotropia (XT).

O estrabismo não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para outra nem surge após assumir certas posturas ou posições.

O estrabismo em crianças está comumente associado ao não desenvolvimento da visão no olho desviado, o que muitas vezes é irreversível. Quando o estrabismo é diagnosticado e tratado precocemente, a visão não fica prejudicada ou o prejuízo pode ser grandemente diminuído. Isto porque o desenvolvimento do sistema visual até o cérebro ocorre até a idade em torno dos sete anos.

Após este período, a acuidade visual não pode mais ser “melhorada”, e esta situação é conhecida como ambliopia. Desta forma, o paciente passa a ter visão boa apenas com um olho (visão monocular).

A visão simultânea com os dois olhos, chamada visão binocular, é o que permite a visão em profundidade e a percepção dos objetos em terceira dimensão (estereopsia). Quando os olhos não estão corretamente alinhados, pelo estrabismo, por exemplo, o desenvolvimento da estereopsia também pode ficar prejudicado.

Em adultos, via de regra, ou o estrabismo tem origem na infância, ou em geral surge após acidente com trauma ou lesão do sistema nervoso central.

Como tratar
O tratamento do estrabismo em crianças tem dois objetivos principais: o desenvolvimento da melhor acuidade visual possível no olho desviado e o alinhamento correto da posição dos globos oculares.

Em adultos, quando a recuperação da visão não for mais possível, o reposicionamento cirúrgico dos globos oculares é o tratamento disponível.

Em crianças, o uso de óculos (quando indicado) e o tratamento oclusivo (tampão ocular) alternado são os principais métodos de desenvolvimento da visão. O uso de óculos permite obter uma imagem de qualidade, com o foco e a nitidez necessários para um estímulo visual adequado. O tratamento oclusivo permite que o olho desviado seja mais utilizado e portanto desenvolva mais rapidamente a visão que está deficiente.

O alinhamento da posição dos globos oculares, tanto nos estrabismos convergentes como nos divergentes é em geral feito através de correção cirúrgica da posição dos músculos extra-oculares, que movimentam os olhos. Muitas vezes, principalmente quando o desvio é grande, é necessário intervir cirurgicamente também no olho que não está desviado, já que o alinhamento consiste em um equilíbrio de forças musculares entre os dois olhos.


Warning: Creating default object from empty value in /home/robertofreda/www/modules/mod_random_image/helper.php on line 85
oftalmo.jpg